Os desafios do Brasil frente aos problemas ambientais na segunda década do Século XXI

São exatamente as ações humanas que resultam nos desastres naturais que lhes causam danos

Por Maria Eduarda Felipe

Estudante do 2° ano do curso Técnico Integrado em Edificações no Instituo Federal de Minas Gerais IFMG – Campus Congonhas

            Na saga de livros “A Rainha Vermelha”, de Victoria Aveyard, é utilizado o gênero literário distopia para problematizar assuntos atuais. Ao longo da narrativa, pode-se perceber inúmeras referências à atualidade, sendo uma delas as alterações causadas no meio ambiente no futuro em decorrência de ações no século XXI. Nesse cenário, as mudanças climáticas e a interferência econômica são uns dos principais desafios para enfrentar a problemática no Brasil.

            O aumento das mudanças climáticas, desse modo, contribui para a falha contínua de preservar o meio ambiente. Esse quadro surge em razão da emissão de gases de efeito estufa, gerada, principalmente, pelo consumo de energia pelo ser humano. Dessa forma, as consequências do aquecimento global, em virtude da liberação desses gases, podem ocasionar o aumento do nível dos mares, a seca e catástrofes climáticas no Brasil. Essa análise pode ser confirmada pelo ator e ex-fisiculturista Arnold Schwazenegger, quando afirma que “as alterações climáticas não são ficção científica. Essa é uma batalha no mundo real que tem impacto em nós nesse momento.”, uma vez que são exatamente as ações humanas que resultam nos desastres naturais que lhes causam danos.

Além disso, é valido ressaltar que a mentalidade capitalista potencializa essa atribulação. Sob essa ótica, a procura de uma maior lucratividade, com o ideal de produzir mais em menos tempo, sem se preocupar com os danos originados, promove a degradação ambiental.  De acordo com Mahatma Gandhi, ativista indiano, “a ganância é a única necessidade humana que a natureza não pode suprir.”. É o caso da poluição, da destruição da biodiversidade e do desmatamento, alguns dos exemplos provocados pela busca incessante de retorno financeiro, dado que não utilizam de meios eficazes para preservar o ambiente brasileiro.

Diante do exposto, torna-se evidente a necessidade de medidas que solucionem os desafios para a preservação ambiental. Por isso, o Poder Público, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente – órgão responsável por solucionar problemas ambientais no país – deve, por meio da elaboração de leis e palestras, intervir em fábricas e empresas que utilizam de métodos poluentes, com auxílio dos municípios, a fim de que os responsáveis mudem o seu modo de produção para meios mais sustentáveis. Assim, futuramente, será possível evitar maiores problemas ambientais no Brasil, como ocorreu em “A Rainha Vermelha”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Hoje na história de Congonhas

Em 16/10/1979

16/10/1979 – Em um dia como esse falecia em Congonhas

Hoje na história de Congonhas

Em 18/02…

18/02/1963 – Em um dia como esse chegavam a Congonhas

@hiperteianoticias