Arquivos diários: 22 de novembro de 2021

Por Ana Luiza Santos SouzaEstudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações (IFMG-Congonhas) O retorno de algumas escolas apenas acentuaria ainda mais a desigualdade social, principalmente no âmbito educacional Com o aumento do número de vacinados, a quantidade de casos graves da covid-19 diminuiu pelo país todo, e a cidade de Congonhas não se mostra contrária a essa evolução. Porém, mesmo com esse avanço em prol do fim da pandemia, ainda devemos ter cautela. Acredito que toda a população esteja ansiosa para a volta da “vida normal”, mas não concordo que já estejamos prontos para a retomada das aulas presenciais em todos os nossos centros de ensino. Segundo o site www.escolas.inf.br, Congonhas tem 56 escolas ao todo, sendo vinte nove escolas municipais, seis estaduais, vinte particulares e uma federal. Como é de conhecimento geral da própria população congonhense, muitas dessas escolas não tem recursos suficientes para esse retorno,…

Leia mais

Muitos casais vivem em união estável e possuem dúvidas sobre seus direitos, ou nem sabem que os tem. Qualquer casal, que mantém uma união estável compondo uma entidade familiar tem os mesmos direitos e deveres. É considerada união estável a relação de convivência entre homem e mulher, a qual é duradoura e foi estabelecida com a finalidade de constituir família, bem como união estável homossexual. Para o reconhecimento da união estável, não é obrigatório o reconhecimento formal, ela pode ser reconhecida de diversas maneiras, como por exemplo por meio da comprovação da existência de bens comuns do casal, contrato particular, ou qualquer outra evidência de constituição familiar, como fotos de aniversários, passeios, encontros em família, conta bancária conjunta, bens adquiridos juntos, testemunhas, etc. Mas é importante dizer que, o casal que tem a união estável declarada em cartório, pode evitar muita dor de cabeça caso precise comprovar a união, como…

Leia mais

Trinta e sete funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsáveis pela elaboração e manutenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediram demissão há poucos dias atrás. Em uma entrevista realizada pelo Jornal Nacional, os servidores públicos alegaram que os motivos que levaram a essa decisão se tratavam sobre assédio moral, acúmulo de trabalho, desmonte dos setores responsáveis pela estruturação da prova, bem como constrangimentos em torno dos temas escolhidos para compor as 180 questões do exame. O cenário, a saber, também se intensifica pelo número de inscritos na prova que aconteceu ontem, dia 21, e no próximo Domingo, dia 28 de Novembro. Com pouco mais de 3 milhões de matrículas confirmadas, a taxa de inscrição é a menor desde 2005. Comparada ao contexto de 2014, no qual tivemos o recorde de 8,7 milhões de participantes no exame, a conjuntura atual demonstra ainda mais…

Leia mais

Alunos da Escola Municipal Sr. Odorico Martinho da Silva, na localidade do Pires, em Congonhas, aprenderam e se divertiram com o projeto “Brincando com Arte”. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes deram origem a uma exposição que já pode ser conferida em www.bushidoproducoes.com.br/brincandocomarte-congonhas/. A iniciativa levou aos participantes do Pires informações teóricas e permitiu a prática de capacitação em artes cênicas, como a construção de bonecos, desenvolvimento de cenários, elaboração de objetos artísticos, ilustrações e outras técnicas. As atividades foram desenvolvidas de 19 de outubro a 11 de novembro e beneficiaram 46 alunos. O “Brincando com Arte” tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas relacionadas à criação artística, sociabilidade e psicomotricidade. Para o coordenador geral do projeto, Guilherme Aragão, a iniciativa trouxe conhecimento e arte a uma comunidade com restrito acesso à cultura. O bairro Pires está localizado às margens da BR-040, a 15 quilômetros do…

Leia mais

18/05/1990 – Em um dia como esse era inaugurada em Congonhas a Rádio Colonial FM na frequência 104.7 Mhz com um transmissor de 50.000 Watts de potência e operando em Classe Especial (A-1). Foi a primeira emissora de rádio da cidade a operar 24 horas por dia contando com instalações modernas e equipamentos de última geração.

5/5