Projeto de combate e conscientização da violência sexual contra crianças e adolescentes percorre cidades mineiras em novembro

Espetáculo teatral “Não me toca seu boboca” chega às cidades de Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete.

Após impactar mais de 5 mil crianças e adolescentes, de mais de 30 centros educacionais de Congonhas, o projeto Não me toca seu boboca, inicia a sua circulação, entre os dias 16 e 30 de novembro, por cidades do interior de Minas, abordando de forma lúdica e leve a violência sexual infantojuvenil.

O Projeto, do Instituto Profarte em parceria com o Grupo de Teatro Boca de Cena, trata das formas de identificar, prevenir e combater esse tipo de violência que é um dos problemas alarmantes do país.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, anualmente o abuso infantojuvenil responde por cerca de 20% das denúncias gerais feitas. Em mais de 80% dos casos, o abuso acontece em ambientes domésticos. Além disso, a subnotificação ainda é um desafio gigante, pois estima-se que menos de 10% dos casos cheguem ao conhecimento das autoridades.

O espetáculo teatral Não me Toca Seu Boboca, com direção de Wenceslau Coimbra, é uma adaptação do livro homônimo de Andrea Viviana Taubman, da Editora Aletria. De maneira lúdica, a peça “Não me Toca Seu Boboca” aborda o tema, explicando o que são situações de abuso e como agir para enfrentá-las. Utilizando a linguagem teatral, a apresentação oferece às crianças informações seguras sobre o tema.

O projeto Circulação do espetáculo “Não me Toca Seu Boboca”, foi aprovado no Edital Nº 09/203 da Lei Paulo Gustavo em Minas Gerais. O edital contemplou projetos de circulação e intercâmbio regionais e estaduais de grupos populares, circo tradicional e trupes, dança, teatro e música.

PROGRAMAÇÃO

16 de novembro

  • Jeceaba, às 10h

Local: Praça Padre José Bosco de Resende

  • São Brás do Suaçuí, às 14h

Local: Sócio Cultural – Praça Severiano Antônio da Costa, nº 55

23 de novembro

  • Ouro Branco, às 10h30

Local: ACAFRO – Associação de Cultura Afrobrasileira de Ouro Branco  – Rua Hermógenes Costa Carvalho, nº 681 – Centro.

30 de novembro

  • Conselheiro Lafaiete, às 10h

Local: 31° BPM da 13ª RPM da PMMG – Av. Monsenhor Moreira, 555 – São Sebastião.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO

Elenco: Alzira Peixoto, Brandom Raínni, Henrique Brito, Jaqueline Hayssa, Lucineia Coimbra, Nayara Coimbra, Regina Bahia

Direção: Wenceslau Coimbra

Adaptação: Wenceslau Coimbra

Produção: Renan Merces e Micheline Gama

Assistente de Produção: Carla Cruz

Confecção de figurino: Maria José Ferreira

Adereços: Adriane Lilian

Designer e ilustrador: Hugo Gherard

Assessoria de Imprensa: Hiper Teia Comunicação e Eventos

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Hoje na história de Congonhas

Em 24/06…

24/06/1885 – Em um dia como esse nascia na “Fazenda São Simão”, localizada no Distrito do Alto Maranhão, João Batista Dias Leite. Estudou no Seminário de Congonhas do Campo durante a administração dos Padres Maristas. Trabalhou no comércio de Barbacena e Queluz de Minas (Conselheiro Lafaiete). Aos 20 anos passou a administrar a Fazenda São Simão onde realizou uma série de modificações tornando-a referência em toda região produzindo diversos produtos e gerando inúmeros postos de trabalho. Casou-se com Claudionora Maranhas Dias Leite, irmã do Cônego Dom João Muniz. Foi Juiz de Paz e Vereador pelo Distrito do Alto Maranhão na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete na década de 1930 e Vice-Prefeito de Congonhas entre os anos de 1951 e 1955. Faleceu em 25/04/1968.

Leia mais

@hiperteianoticias