Livro de estreia da atriz, cantora e escritora mineira, será lançado no dia 20 de dezembro em Congonhas. Dá Pé apresenta poemas de forma inventiva e irreverente, que são um convite para o leitor criar.
“Lembretes para corpos avoados, poemas gordos para vozes emocionadas, testes e outras jogatinas para as almas aritméticas”, é assim que a artista Luísa Bahia apresenta o seu livro ao leitor. Em Dá Pé (Editora Impressões de Minas) a artista e educadora congonhense traz diferentes tipos de poemas que subvertem a forma lírica habitual, apresentando-se como múltipla escolha, listas, mini contos, desenhos e haikus.
Iniciado no período da pandemia e finalizado em 2023 após uma itinerância de Luísa por diversas cidades do Brasil (Salvador – BA, Alter do Chão – PA – Amazônia, Milho Verde – MG, dentre outras) o livro foi escrito em movimento, entre leituras, andanças, meditações, cantos, conversas e rituais.
A poética da autora é atravessada pela sua experiência com o teatro, a música, a dança e suas investigações sobre a espiritualidade, o feminismo, a educação e os trânsitos e transformações da própria vida. São referências para a criação, escritores como: Yoko Ono, Pablo Neruda, Adriana Falcão, Letrux, bell hooks e Antônio Simas.
“O nome surgiu em 2021, no meio da pandemia. Fiquei imaginando aquele fôlego que sentimos quando conseguimos colocar o pé no fundo do mar e dizemos ufa, aqui “dá pé”. Ao mesmo tempo significa botar fé na caminhada. Achei que seria um bom norte para construir um apanhado de poemas que, mesmo tratando de diferentes assuntos, têm em comum o “dar um jeito” de caminhar nesse mundo desafiador, de maneira inventiva.
A publicação é realizada pela Editora Impressões de Minas e conta com diagramação de Filipe Lampejo e projeto gráfico deste, em parceria com Vinícius Souza. Déa Trancoso é quem assina a orelha do livro. A artista e pesquisadora compara Luísa a Michel Foucault dizendo que assim como o filósofo, a escritora cria “uma genealogia de imagens que colam na retina, e de conceitos que pulam a cerca e vão parar dentro do coração, querendo, a todo custo, atravessar nossa alma”.
O lançamento do Livro Dá Pé acontece no dia 20 de dezembro, das 19h às 22h, dentro do Projeto Quarta no Museu, em Congonhas. A entrada é franca e o evento conta com performance da autora, bate-papo e noite de autógrafos.