Instituto Profarte lança o documentário “O Povo Fala Mesmo – edição Praças de Congonhas” no aniversário da Cidade

Congonhas não é só a Cidade dos Profetas, é também de belas praças cheias de memórias afetivas. É com esse mote que o Instituto Profarte lança neste domingo o documentário “ O Povo Fala Mesmo – edição Praças de Congonhas” , dirigido pela jornalista Janice Miranda com edição do cineasta Zé Paulo Osório e realização da Hiper Teia Comunicação e Eventos.

Com uma câmera nas mãos e muitas memórias na cabeça, as pessoas são convidadas a retratar em imagens a importância do lugar que ocupam e depois trazer essas vivências à tona. As praças do Rosário, Basílica, Centro, Rodoviária e Dom Oscar foram o cenário deste experimento social. 

O projeto foi viabilizado com recursos do Edital de Seleção – Repasse de recursos a entidades, produtores culturais e artistas de Congonhas/MG do Instituto Profarte.  A produção conta também com captação de imagem, som e edição de Fernanda Loschi, fotografia de Carolina Lacerda e produção local de Junio Santana Rodrigues.

“O Povo Fala Mesmo” é sobretudo um espaço de escuta, uma produção audiovisual sem um roteiro predefinido,  uma forma de comunicar com imagens, sons, palavras. Todos os sentidos juntos e aguçados. A nossa intenção é mostrar a beleza do olhar de cada um em sua simples complexidade”, explica Janice Miranda. 

O resultado poderá ser conferido neste domingo, dia 17 de dezembro, às 19h, ao vivo no Canal do YouTube do Instituto Profarte. A data do lançamento coincide propositalmente com o aniversário da cidade de Congonhas, grande musa inspiradora da produção.

“Eu acredito que todo processo fílmico de registro, de documental, de coleta de depoimento exige um método e um formato, talvez uma estética própria e que nasce ali desse convívio deste experimento, desta experimentação . O projeto “O Povo Fala Mesmo” parece que me trouxe uma espécie de lembranças, de rememória, mas de lembranças que não são minhas, mas que eu me sinto pertencente talvez pelo espaço e pelo tempo. Uma experiência única! Foi maravilhoso participar”, afirmou o cineasta Zé Paulo Osório.

Serviço:

Lançamento do documentário “O Povo Fala Mesmo – edição Praças de Congonhas”

Data: 17 de dezembro

Horário: 19h

Link para exibição ao vivo: https://youtu.be/deXe3fmCe4k

Ficha Técnica 

Concepção e direção: Janice Miranda. 

Captação de imagem, som e edição: Zé Paulo Osório e Fernanda Loschi. 

Fotografia: Carolina Lacerda. 

Assistente de Produção: Junio Santana Rodrigues. 

Apoio institucional: Instituto Cultural Profetas em Arte – PROFARTE. 

Realização: Hiper Teia Comunicação e Eventos. 

Patrocínio: Lei Aldir Blanc. Ano de realização: 2022. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Hoje na história de Congonhas

Em 01/05/1906

01/05/1906 – Em um dia como esse o Papa Pio

Hoje na história de Congonhas

Em 24/02…

24/02/1982 – Em um dia como esse a escola de

@hiperteianoticias