Textos sincréticos produzidos por graduandos em Letras incentivam o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa  

Estudantes do 4º período do Curso de Licenciatura em Letras do IFMG Campus Congonhas produzem quadrinhos, capa de revista e charge com o fim de incentivar o ensino de leitura e produção de textos no ensino básico  

Por Rafael Batista Andrade

         Ao final deste segundo semestre de 2023, os estudantes do Curso de Licenciatura em Letras do IFMG Campus Congonhas matriculados na disciplina Estudos da Significação dedicaram parte do conhecimento adquirido ao longo do semestre para produzirem quadrinhos, capa de revista e charge.

         Essas produções fizeram parte do trabalho “Análise de produção científica voltada para o ensino, com base na Semiótica Discursiva”. Ao analisarem o artigo científico “Semiótica sincrética: breve análise da biografia em quadrinhos de Machado de Assis produzida por alunos do ensino fundamental”, de Marion Rodrigues Dariz, Tanier Botelho dos Santos e Fabiane Villela Marroni; os licenciandos Camilla Pedroso, Jenifer Alves, Lívia Mara e Rafael Tristão produziram uma história em quadrinhos para explicar a origem e as particularidades desse gênero de discurso.

 Já a produção da capa de revista partiu da análise de “Texto Verbal e imagético: uma proposta semiótica de ensino”, de Tania Regina Montanha Toledo Scoparo. Foi uma forma que as alunas Andressa Alves, Gabriela Cordeiro, Gabriela Cristina, Júlia Cássia e Patrícia Eli encontraram para explicar as diferenças e semelhanças entre literatura e cinema. Por fim, as alunas Amanda Carolina, Nayra Lana, Taynara Oliveira e Ivonilma Moutinho produziram uma charge para ilustrar a compreensão do texto “A semiótica discursiva: sugestão de leitura interpretativa em sala de aula”, de Lucas Lopes Pinto.

Estes três textos sincréticos ilustram bem como estudantes, pais e professores podem ter uma ideia da riqueza que o ensino de leitura e produção de textos possui, sobretudo quando se baseia nas práticas científicas desenvolvidas em nosso país. Fica patente que o ensino de língua vai muito além da também necessária abordagem gramatical, abordando competências textuais, discursivas, artísticas, trabalho em equipe, comunicação e criatividade.         

Por: Camilla Pedroso, Jenifer Alves, Lívia Mara e Rafael Tristão

Por: Andressa Alves, Gabriela Cordeiro, Gabriela Cristina, Júlia Cássia e Patrícia Eli

Por: Amanda Carolina, Nayra Lana, Taynara Oliveira e Ivonilma Moutinho

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