Postura de palco é destaque do programa formativo do Coral Cidade dos Profetas

A Associação Cultural Canto Livre apresenta a segunda oficina do programa formativo do Coral Cidade dos Profetas, com uma experiência que une a música às artes cênicas. Desta vez, os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas técnicas e habilidades no palco com a atriz e diretora de teatro Eliane Carneiro. O evento, aberto ao púbico e totalmente gratuito, será realizado nesta quinta-feira, 27, às 18h, no Museu de Congonhas.

Segundo Carneiro, a oficina se apoia na prática de acessar a energia do corpo, permitindo que ele alcance e atraia a atenção do espectador de forma eficaz. “Na nossa vida cotidiana, executamos nossas ações com o mínimo possível de energia, movimento e tempo. Em cena, não podemos economizar. O artista precisa despender energia, mesmo que esteja imóvel, como é o caso de um coral. É necessário que esse fluxo energético esteja presente para que o corpo em cena possa realizar com vida o seu ofício”, explica. Ela também elogia a iniciativa do Coral Cidade dos Profetas em levar a música colonial mineira ao público.

Para a coordenadora do Programa Educativo do Coral Cidade dos Profetas, Carmem Célia Gomes, a oficina tem o objetivo de aprimorar a performance dos coralistas. “Quando entramos em cena para fazer uma apresentação do Coral, precisamos estar presentes de corpo inteiro para mostrar nosso trabalho. Precisamos ter uma boa postura para cantar de forma confortável, sem nenhuma tensão tanto nas pernas, que nos ajuda a manter a postura, quanto no pescoço e nos ombros, que precisam estar relaxados para não interferirem na emissão vocal”, conta.

As oficinas serão realizadas mensalmente até dezembro, como parte do amplo programa formativo desenvolvido pelo “Plano Anual Coral Cidade dos Profetas”. Esse projeto foi aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura (Pronac 222041), e conta com patrocínio da Copasa e apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas.

SERVIÇO:

Oficina de Música Colonial Mineira

Data: 27 de julho de 2023

Horário: 18h

Local: Museu de Congonhas, localizado na Alameda Cidade de Matosinhos, s/n, Basílica — Congonhas/MG

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Hoje na história de Congonhas

02/03…

02/03/1923 – Em um dia como esse a Cúria de

Hoje na história de Congonhas

Em 6 e 7 de abril…

06/04/1979 – Em um dia como esse a Rádio Congonhas

@hiperteianoticias