Parte dos alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da cidade de Ouro Branco-MG não veem tanto interesse na continuidade acadêmica

Estudantes do 5º período do Curso de Letras do IFMG-Congonhas chegaram a essa conclusão por meio de uma pesquisa sobre a importância da leitura no Ensino de Língua Portuguesa e na preparação para a Redação do ENEM

As estudantes Clara Luiza, Hellen Gabriela, Isabella Maria, Jéssica Fabiana e Talía Marques realizaram este trabalho no âmbito da disciplina de Linguística Textual, cursada no primeiro semestre de 2023. O trabalho apontou que as relações entre trabalho informal e tecnologia interferem no interesse na leitura e nos estudos, principalmente no que se diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa.

O levantamento com 60 alunos na faixa etária de 16 a 19 anos que frequentam a referida escola pública e estão concluindo o 3º ano do Ensino Médio revela que a maior parte (45%) ainda não leu nenhum tipo de livro. Apenas 10% disseram já ter lido três livros ou mais. A média de leitura aferida foi esta: os alunos leem 5 livros ao ano.

Figura 1 – Percentual de livros lidos pelos alunos

Em relação à frequência de leitura, 45% dos alunos avaliam a rotina de leitura e escrita como “Boa”, 38% “Muito boa”, 14% “Regular” e apenas 4% “Excelente”. Há, também, outro aspecto da carência nas práticas de leitura: a baixa dedicação ao estudo da Língua Portuguesa. Cerca de 43% dos alunos não se dedicam ao estudo diário da Língua Portuguesa, 43% dedicam 1 hora e apenas 13% dedicam duas horas ao dia. Por fim, embora a maior parte do público participante da pesquisa (82%) tenha convicção da importância da Redação para futura formação acadêmica, observa-se pouca frequência no estudo dessa disciplina.

Figura 2 – Avaliação da rotina de leitura

Figura 3 – Percentual de horas dedicadas ao estudo da Língua Portuguesa

Figura 4 – Percentual de horas dedicadas à redação do Enem

Por meio desta pesquisa, as estudantes constataram que muitos alunos não estão acostumados a ler e, consequentemente, não sabem se gostam realmente de leitura ou não. Quanto ao Enem, mesmo com a baixa expectativa, deve-se ressaltar que a leitura poderia deixar nossos alunos mais preparados para possíveis temas propostos para a Redação. Uma coletânea de textos motivacionais não exige que o candidato tenha um conhecimento profundo do assunto em questão, pois os textos de apoio apresentam o que poderá ser abordado na Redação, mas o conhecimento sobre determinado tema é essencial para que não haja cópia dos textos motivadores, fazendo com que os candidatos desenvolvam uma argumentação válida e independente.

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