Já está no ar o resultado do I Concurso Literário Profarte. A iniciativa reuniu obras de escritores de Congonhas com o objetivo de incentivar a produção literária da cidade e valorizar a atuação dos artistas.
Clique aqui e confira o resultado
Além do concurso, o Instituto Profarte organizará o lançamento da coletânea, com a realização de um bate-papo com a presença dos autores selecionados. Desta edição, serão doados 10 exemplares para a Biblioteca Municipal Djalma Andrade.
Esta iniciativa faz parte das comemorações dos 36 anos do Instituto Cultural Profetas em Arte e dos 25 anos do Grupo de Teatro Boca de Cena, ambos com atuação em Congonhas e região. Os recursos são provenientes do EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2020 da Prefeitura de Congonhas/Secretaria Municipal de Cultura de Congonhas, através da Lei Aldir Blanc, para o qual o Instituto Profarte foi selecionado.
O Instituto Cultural Profetas em Arte, o Instituto Profarte, é uma associação sem fins lucrativos (OSC), fundada em 1986, que desenvolve ações de natureza artística e sociocultural em Congonhas. Durante 12 anos, manteve ativo o bloco carnavalesco Madames de Ré, movimento cultural protagonizado por mulheres. A partir de 1997, o Instituto intensificou suas atividades com o “Grupo de Teatro Boca de Cena”, realizando espetáculos, interferências e outras ações artísticas.
Entre os anos de 2014 e 2020 manteve, em Congonhas, o espaço cultural “Casa de Arte Boca de Cena”, local de realização de ensaios, exposições, produções culturais, oficinas, acomodação do acervo, de cenários e figurinos dos espetáculos realizados pelo grupo de teatro. O Profarte possui ainda em seu currículo artístico, trabalhos na área do audiovisual/cinema e vídeo, como o projeto “Caturra visita Cocada”, os curtas, “Uma ideia verde” e “Cocada visita o Patrimônio Imaterial de Congonhas” e ainda, os vídeos da série “Cocada e as curiosidades de Congonhas”.