No próximo sábado, 5 de novembro, às 16h, o Teatro Sílvio de Matos será palco para o espetáculo “A Saga Continua”, que marca o encerramento do projeto Oficina de Teatro de Bonecos, realizado com alunos da Escola Estadual Professora Gilka Drumond de Farias. A peça é gratuita e contará com acessibilidade física e de conteúdo.
A montagem é uma releitura de uma das obras mais populares da literatura brasileira: “Morte e Vida Severina”, escrita entre 1954 e 1955 por João Cabral de Melo Neto. Ao longo dos dois meses de oficina, os cerca de 80 alunos participantes debateram em sala de aula a linguagem poética e os aspectos sociais e políticos presentes no texto original e, a partir daí, traçaram um paralelo com os dias de hoje.
“O objetivo não foi apenas refletir sobre as temáticas e a estrutura da obra, mas também gerar debate, buscando valorizar os sonhos, a esperança e a capacidade do ser humano em fazer escolhas e tornar-se protagonista de sua própria história. Para a construção do texto do espetáculo fizemos um mix, usando alguns elementos da obra original, e recriando a trajetória, diálogos, situações dramáticas e personagens, dando voz não ao Severino, mas sim ao Justino”, conta a arte-educadora Juliana Werneck.
Ao longo da oficina, os jovens vivenciaram um processo de experimentação e descoberta de habilidades manuais e cognitivas em atividades de jogos teatrais, pesquisas, desenhos, construção de bonecos, costura, adereços, interpretação textual, e muita superação individual e coletiva.
A “Oficina de Teatro de Bonecos” é uma realização da Bushido Produções em coprodução com a Cia. Articulação. O projeto conta com o apoio institucional da J. Mendes e o patrocínio da Ferro+, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 192685).