Motivos não faltam para comemorar, além dos 25 anos de Grupo Teatral Boca de Cena, 2022 marca os 36 anos do Instituto Cultural Profetas em Arte – PROFARTE. Para celebrar a ocasião, várias iniciativas estão sendo desenvolvidas neste ano, uma delas acontece na próxima semana em parceria com o Museu de Congonhas, dias 27 e 28, às 20h, com a realização do show Coisa de Bicho, de Luísa Bahia, além de uma edição do Projeto Prosa com Arte com atores que fizeram carreira no grupo. Ambos os eventos terão entrada gratuita.
Um feitiço para sacolejar a alma do mundo, essa é a definição de Luísa Bahia, para o seu Show autoral versão solo inédita. Suas canções poéticas, filosóficas e brincalhonas, ancoradas na mpb, trazem influências de blues, samba, rock e baião. Com direção musical de Sidarta Riani, o show conta com a participação especial da percussionista Rose Félix, do cantautor Sidarta Riani e de atrizes do Grupo Boca de Cena. Luísa Bahia é atriz, cantora, compositora, poeta e performer, natural de Congonhas e
residente em BH/MG.
O Profarte nasceu a partir da ideia de mulheres, artistas de Congonhas, de criar um bloco carnavalesco, ainda na década de 80, exclusivamente feminino. O Madames de Rè desfilou por 12 anos, no auge do sucesso do carnaval congonhense, que atraía foliões e turistas de todo o estado. De lá pra cá, outras inúmeras iniciativas envolvendo cultura, teatro, dança, música, educação patrimonial e ambiental, literatura e artes visuais foram abraçadas pelo Instituto.
Uma delas foi o Grupo de Teatro Boca de Cena que teve início em 1997, comandado por Wenceslau Coimbra e Regina Bahia. Durante esses 25 anos, foram mais de 35 espetáculos montados e várias premiações em importantes festivais. O Boca, como é carinhosamente chamado, foi também a primeira casa de vários artistas que alçaram voos mais altos no teatro posteriormente, contribuindo para a formação e para o despertar do interesse pela arte de mais de uma geração.