Wilhelm Ludwig von Eschwege

10/11/1777 – Em um dia como esse nascia em Auer Wasserburg – Alemanha, Wilhelm Ludwig von Eschwege. Geólogo, Geógrafo, Arquiteto e Metalurgista. Recebeu ainda na Alemanha o título de Barão de Eschwege. Em 1808 foi contratado pela coroa portuguesa para proceder ao estudo do potencial mineral do Brasil colonial. Fundou próximo a Congonhas, em sociedade com Romualdo Monteiro de Barros (Barão do Paraopeba), a primeira fábrica de fundição de ferro no Brasil colonial, denominada de “Patriótica” em 1811, com produção em escala industrial. Faleceu em Kassel, na Alemanha, em 1º de fevereiro de 1855 aos 78 anos.

10/11/1786 – Nascia em Congonhas Antônio Américo de Urzedo, membro fundador da Academia Imperial de Medicina em 1829 no Rio de Janeiro (RJ), atual Academia Nacional de Medicina, e o introdutor da mamadeira no Brasil, na época chamada “aleitamento artificial”. Mudou-se jovem para o Rio, onde matriculou-se na Academia Médico-Cirúrgica do Rio de Janeiro, em 1815. Graduou-se em 1º/05/1817. Foi eleito para Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro em 17/06/1829. Tornou-se Tenente-Coronel cirurgião-mor do Corpo de Saúde do Exército. Atendeu diversas personalidades como a Imperatriz Leopoldina. Faleceu em 20/02/1863, no Rio de Janeiro, RJ.

10/11/1977 – Inaugurado o Bar e Restaurante Beira Rio em Congonhas. Fundado pelos amigos Francisco dos Santos (Chiquinho) e José Fernandes, tornou-se o primeiro bar/restaurante a disponibilizar a seus clientes uma TV a cores durante os jogos da Copa do Mundo de 1978. Hoje se localiza na Av. Marechal Floriano e é palco da torcida do Clube Atlético Mineiro onde foi fundado o bloco carnavalesco “Beira Galo”.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

@hiperteianoticias