08/09/1727 – Em um dia como esse chegava ao arraial de Congonhas do Campo o bispo do Rio de Janeiro Dom Frei Antônio de Guadalupe que visitava pela primeira vez a “Matriz de Nossa Senhora da Conceição das Congonhas do Campo”. O Bispo foi recepcionado pelo pároco Antônio Andrada, vigário provisionado.
08/09/1799 – A administração do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos adquiria quatorze relicários pintados por Manoel da Costa Ataíde, compondo o rico acervo da Basílica do Bom Jesus.
08/09/1971 – Lançado o “Jornal Oficial do Município” com a aprovação da Lei Municipal nº 499 para a divulgação dos atos dos Poderes Executivo e Legislativo de Congonhas, assim como matéria de utilidade para a comunidade, informações e literatura.
08/09/2010 – Falecia aos 72 anos o comunicador José Hélio de Miranda, o “Dê Miranda”. Iniciou sua trajetória na Rádio Congonhas em meados dos anos 1960. Participou da primeira equipe de esportes da emissora. Comandou por duas décadas o programa “Participovo” que até hoje é líder de audiência. Presidiu o Clube Ideal além de ter empresariado o conjunto musical Escaravelhos sendo um dos responsáveis por lançar o cantor e compositor Wando rumo ao sucesso. Foi Vereador em Congonhas por três mandatos.