17/07/1875 – Em um dia como esse o Padre Silvério Gomes Pimenta era empossado como Vigário Capitular da Diocese de Mariana.

17/07/1972 – Falecia no Rio de Janeiro (RJ) Adelino dos Santos aos 48 anos de idade. Vítima de câncer, o congonhense Adelino, ao completar 18 anos, se alistou no Exército Brasileiro e lutou ao lado dos soldados aliados durante a 2ª Guerra Mundial nos campos de batalha da Itália. Participou efetivamente da tomada de Monte Castelo de onde saiu ferido por estilhaços de granada. Ao retornar ao Brasil foi condecorado com as medalhas “Campanha” e “Sangue do Brasil” pelos atos de heroísmo ao defender a pátria amada. Seu nome está entre os pracinhas homenageados no memorial da Praça Dom Silvério em Barbacena (MG).

17/07/1975 – Terminava a vigência do contrato de regência do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição celebrado em 1923 entre a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) e a Arquidiocese de Mariana. Encerrava-se assim o ciclo dos padres redentoristas em Congonhas e região. Para celebrar o encerramento da parceria foi realizada uma missa solene da Igreja Matriz com a presença do Arcebispo Bom Oscar de Oliveira, do Provincial Padre Gaspar de Almeida Pinto, sacerdotes redentoristas e diocesanos, religiosos e números fieis. Antes da missa Dom Oscar de Oliveira deu posse de Pároco de Congonhas ao Padre Henrique Silvino Alves em substituição ao Padre Luciano Jacques Penido que fez carinhosa despedida de Congonhas.

17/07/1993 – Falecia José Patrocínio da Silva. Empresário, dedicou grande parte de sua vida às artes da cidade. Incentivador do teatro e atuante como ator. Líder nato coordenou Cursilho, Emaús e Grupo de Jovens. Dirigiu encenações litúrgicas. Foi presidente da Escola de Samba Unidos da Jacuba, sua grande paixão.

17/07/2003 – Era inaugurada a Rádio Cidade FM – 98,7 Mhz, a primeira rádio comunitária de Congonhas. Sérgio Velloso foi o primeiro locutor da emissora.

17/07/2019 – Depois de quase 58 anos a Rádio Congonhas desativou sua freqüência AM operando, a partir desta data, somente na freqüência FM. A Rádio de Congonhas ficou conhecida como a “Rádio do Bom Jesus” ao divulgar a fé católica em todo estado de Minas Gerais.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Hoje na história de Congonhas

Em 29/10/1955

29/10/1955 – Em um dia como esse o Município de

@hiperteianoticias