Em um dia como esse era promulgada pelo prefeito José Theodoro da Cunha (Zezete) a Lei Municipal nº 192 que autorizava a abertura e urbanização do loteamento de terreno denominado “Vila Andreza” próximo à Avenida Júlia Kubistschek com a abertura de três novas ruas na cidade de Congonhas.

O terreno autorizado a ser loteado pertencia ao Sr. Francisco Antônio Vartuli e se localizava entre as propriedades dos Srs. Ulisses Barros e Osório Vargas.

O nome do bairro é uma homenagem à Sra. Andressa Sanches Mongi Vartuli, natural da Espanha (que aqui no Brasil ficou conhecida como Dona Andreza). Dona Andreza era esposa do italiano José Vartuli e Mãe do proprietário do terreno, Francisco Antônio Vartuli.

No início de 1958 já tinham sido abertas a quatro primeiras ruas: Casa de Pedra, Lobo Leite, Santana e Santa Quitéria e o novo bairro se interligaria com a Av. Júlia Kubstischeck.

Quantos aos nomes dados às primeiras ruas não foi possível encontrar a justificava nos documentos de autorização do loteamento, mas diante de relatos orais recebidas de antigos moradores do bairro, essas ruas receberam esses nomes com a seguinte intenção: Casa de Pedra por ter a Serra Casa de Pedra a oeste; Lobo Leite por ter o Distrito de mesmo nome a leste e Santana e Santa Quitéria em alusão à devoção católica da Mãe do proprietário do terreno.

As primeiras casas foram construídas entre 1958 e 1959. Em 1962 já tinham sido abertas as ruas Alterosa, Osório Seabra e Osório Vargas. A partir daí o crescimento do bairro se acentuou no início da década de 1970 com a abertura dos bairros vizinhos Zé Arigó e Jardim Vila Andreza.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

@hiperteianoticias