Projeto que resgata contos e causos da cultura popular brasileira há mais de 20 anos estreia documentário em Minas Gerais

“Trem de Histórias nos Trilhos da Memória” registra a trajetória do projeto com depoimento e música tema de Rubinho do Vale

O Cine Teatro Leon, em Congonhas, será palco da estreia do documentário “Trem de Histórias nos Trilhos da Memória”. A produção celebra a trajetória de mais de duas décadas do projeto Trem de Histórias, que mergulha no universo da cultura popular brasileira resgatando causos e contos que encantam gerações. A exibição gratuita acontece no dia 22 de novembro, às 19h30.

Idealizado pelo jornalista Pedro Cordeiro, o Trem de Histórias iniciou sua jornada em 2001 como um programa de rádio. Ao longo dos anos, expandiu-se, ocupando diversos espaços culturais, participando de eventos variados e conquistando espaço na internet. Em 2021, durante as comemorações de 20 anos, o projeto também se consolidou como um livro.

Ao lado de uma equipe talentosa de Congonhas e região, Pedro Cordeiro manteve o projeto “nos trilhos”, reunindo pessoas em torno de um rico repertório de histórias e consolidando-o como uma referência regional na valorização da cultura e da tradição oral brasileira.

“Foi muito gratificante reunir a memória do “Trem de Histórias” nesse documentário! Fiquei surpreso com o impacto que o projeto tem na vida dos “passageiros”. Para esse trabalho, conversamos com pessoas de todas as idades, de diferentes gerações e ficou ainda mais claro pra mim a capacidade que o “Trem de Histórias” tem de mudar vidas. O projeto é mais que uma iniciativa cultural, é um movimento que busca preservar a nossa identidade”, explica Pedro Cordeiro.

Com uma abordagem íntima e afetiva, o documentário acompanha a evolução do projeto e trata da importância de preservar a memória e a cultura popular, reunindo diversos depoimentos dos espectadores, artistas e da equipe técnica do projeto, além de resgatar imagens históricas de apresentações diversas ao longo dos anos.

“As histórias são um meio de preservar memórias, fortalecer identidades e criar um elo entre o passado e o presente, valorizando as raízes culturais”, destaca Pedro.

O documentário “Trem de Histórias nos Trilhos da Memória”, que conta com Direção Geral de Pedro Cordeiro, roteiro e Direção de Produção de Janice Miranda, Direção de Arte, filmagem e edição de Rodrigo Gouvêa, fotografia de Flávia Cristina de Jesus, programação visual de Rodrigo Fernandes e assistência de produção de Fernanda Santana, foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo através do edital de Chamamento Público 02/2023 da Prefeitura Municipal de Congonhas.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Hoje na história de Congonhas

Em 18/11…

18/11/1902 – Em um dia como esse nascia em Taguaraçu(MG)

Hoje na história de Congonhas

Em 10/01

10/01/1911 – Em um dia como esse a empresa A.

Hoje na história de Congonhas

Em 25/02…

25/02/1956 – Em um dia como esse falecia em Belo

@hiperteianoticias