Como a educação infantil foi evoluindo no Brasil?

A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento de uma criança e, por isso, tem sido foco de atenção em todo o mundo. 

No Brasil, houve uma significativa evolução no ensinamento deste nível escolar nos últimos anos, mas ainda há muitos desafios a serem superados para o ensino atingir um nível ideal.

Neste artigo vamos explorar esses avanços e entender com mais detalhes o cenário da educação infantil no Brasil e no mundo.

Bem como os principais avanços que tivemos ao longo dos anos. 

Além disso, abordaremos alguns dos tópicos ensinados nas instituições brasileiras com foco na formação das crianças. 

Acompanhe!

Dados da educação infantil no Brasil e no mundo

O Brasil ainda figura nas piores posições quando falamos em educação básica. 

Conforme o ranking de educação mundial, o nosso país amarga a 57ª posição na categoria leitura.

Também está na 66ª posição na categoria ciências e 70ª posição na categoria matemática entre os 79 países analisados.

Isso mostra que ainda há muito trabalho a ser feito para melhorar e expandir o ensino da educação infantil no Brasil. 

Os dados apresentam a importância do reforço nas matérias importantes e básicas da educação, como a de português e matemática

Mas, mesmo assim, a nossa rede de instituições já avançou consideravelmente nas últimas décadas.

Entre 2007 e 2014, conforme dados do IBGE, houve uma expressiva queda na taxa de analfabetismo geral.

E também um aumento da escolarização das crianças entre 6 e 14 anos, elevando o nível de educação geral do país.

Mundialmente, a educação infantil também enfrenta desafios. 

Segundo um relatório global publicado pela UNICEF (2019), mais de 175 milhões de crianças em todo o mundo não frequentam a educação infantil. 

A falta de investimento por parte dos governos é um dos principais motivos que perpetuam essa situação. 

Países de baixa renda são ainda mais afetados, com apenas uma em cada cinco crianças pequenas matriculadas na educação infantil.

No Brasil, investir na educação infantil é um fator primordial, pois pode reduzir o índice de evasão escolar. 

Segundo o G1 (2020), o custo anual da evasão escolar é de R$214 bilhões, ou 3% do PIB (Produto Interno Bruto).

Impactando as possibilidades de emprego, renda e retorno para a sociedade das pessoas que não concluem a educação básica.

Principais avanço no ensinamento da educação infantil

Ao longo dos anos, a educação infantil no Brasil tem passado por diversas mudanças e avanços.

Visando garantir um ensino de qualidade para todas as crianças. Dentre os principais avanços, podemos destacar:

  • A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996, que reconhece a educação infantil como a primeira etapa da educação básica e estabelece as diretrizes para o seu funcionamento.
  • A criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) em 2006, que destina recursos para a educação infantil e outras etapas da educação básica.
  • A elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, que estabelece os objetivos de aprendizagem para a educação infantil e outras etapas da educação básica.

O que se aprende na educação infantil?

A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Uma vez que é nessa fase que elas começam a aprender habilidades e competências que serão fundamentais para o seu futuro e para a carreira. 

Dentre as principais áreas de aprendizagem da educação infantil, podemos destacar:

#1 Hábitos saudáveis

Na educação infantil, as crianças aprendem a importância de hábitos saudáveis, como a higiene pessoal, a alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas. 

Esses hábitos são fundamentais para a saúde e bem-estar das crianças, e devem ser estimulados desde cedo.

#2 Formas de se expressar artisticamente

A expressão artística é uma das áreas mais importantes da educação infantil, pois permite que as crianças desenvolvam a criatividade e a imaginação. 

Na educação infantil, as crianças aprendem a pintar, desenhar, fazer artesanato e outras formas de expressão artística. 

Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras, além de estimular a criatividade e a auto expressão.

#3 Autonomia e linguagem

A educação infantil também é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e da linguagem das crianças. 

Na escola, as crianças aprendem a se comunicar, a se relacionar com outras pessoas e a tomar decisões de forma autônoma. 

Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento socioemocional das crianças.

Também na educação infantil é possível introduzir a um curso de inglês para crianças, para adquirir conhecimento com mais facilidade. 

Isso ajudaria não só a aumentar o interesse das crianças pela aprendizagem.

Como também contribuiria para que elas se tornassem mais preparadas para enfrentar desafios educacionais ainda maiores.

#4 Convívio com outras crianças

Na educação infantil, as crianças têm a oportunidade de conviver com outras crianças e aprender a trabalhar em grupo. 

Essa convivência é fundamental para o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais.

Como a empatia, a solidariedade e a capacidade de se colocar no lugar do outro.

#5 Conhecimentos gerais do mundo

Por fim, a educação infantil também visa introduzir as crianças ao conhecimento do mundo ao seu redor. 

Na escola ou com o método Kumon, as crianças aprendem sobre a natureza, a sociedade, a cultura e outros aspectos do mundo em que vivem. 

Esses conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Conclusão

A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Principalmente pois é nessa fase que elas começam a aprender habilidades e competências que serão fundamentais para o seu futuro.

No Brasil, a educação infantil tem evoluído ao longo dos anos.

Com a adoção de políticas públicas e programas que visam garantir o acesso de todas as crianças a um ensino de qualidade. 

Claro que ainda há muito trabalho a ser feito e estamos longe de uma educação ideal, mas é importante reconhecer os avanços já alcançados.

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