Homenagem do ComuniCong neste Dia dos Professores – 15 de outubro de 2022

Momentos inesquecíveis com nossos ex-professores

Eder Anicio Duarte Júnior. Um momento que eu gostaria de destacar como inesquecível que vivenciei com um professor ocorreu no semestre passado (2022.1), no Curso de Letras do IFMG-Congonhas. Estávamos em aula, analisando uma novela que o Professor Thales, de Literatura, havia levado e eu acessei sentimentos muito profundos da minha vivência e me identifiquei de forma íntima com o personagem principal dessa obra. Ao narrar a minha visão sobre a história, eu acabei me emocionando bastante e chorei muito. Fui acolhido pelo professor e por meus colegas de uma forma muito tocante. Nesse dia, reafirmei o poder que a literatura tem na vida das pessoas e como eu gostaria de me tornar um professor tão humano e inspirador quanto o professor Thales.  

Flávia Letícia da Silva Félix. No Ensino Fundamental, tive alguns episódios de crise de ansiedade dentro da sala de aula. Em um deles, na aula de Português, a professora percebeu meu descontrole emocional e levou-me ao professor de Educação Física. Ele pediu para eu tampar um lado do nariz, puxar o ar, segurá-lo por um instante e, por último, soltá-lo vagarosamente. Era preciso repetir esse processo 10 vezes com cada narina até me acalmar. Aprendi que o controle da respiração é a forma mais eficaz em momentos como esse e, até hoje, quando tenho crise de ansiedade, repito o que ele me ensinou. Sou extremamente grata por todo cuidado que tiveram. Quando o professor cumpre seu dever de ensinar e atenta o olhar para o bem-estar de seus alunos, exerce sua profissão com amor. 

Isabella Reis Pereira. No ensino médio, período em que nós, estudantes, estávamos nos preparando para o vestibular, aquela ansiedade para escolher um curso de graduação, entre outras coisas, era a rotina em nossa sala de aula. Contudo, víamos professores que realmente tinham vocação e preparo para estarem ali e davam todo o suporte necessário. Algo que me chamou muita atenção e, com certeza, refletiu em minha decisão de escolher o curso de Licenciatura em Letras foi minha professora de Literatura, Joana. Sua vontade de ensinar e aprender era contagiante. Eu via nela um exemplo a ser seguido, algo que vai muito além da sala de aula. Apesar das puxadas de orelha em atividades e provas, era notável como ela se importava com nossa formação. Hoje vejo como essa professora foi incrível em minha jornada como aluna e futura professora.

Jacqueline Miryan Jesus Rodrigues. No curso de aprendizagem mecânica no SENAI, eu tive o privilégio de conhecer o professor Luís, uma pessoa que possui um coração enorme, e ser sua aluna. Luís, além de ótimo professor, é um homem admirável. Todos os dias ele tinha uma mensagem de esperança e conforto para os alunos, lembrando-nos sempre da bondade e do amor de Jesus. Lembro-me da paciência que ele tinha com todos os alunos, a disposição de ajudar e a amizade que foi desenvolvida ao longo do tempo. Luís, com certeza, marcou minha trajetória. 

Maria Eduarda Felipe. Na pré-escola e no ensino fundamental, sofri bullying por parte de outras crianças. Em um desses episódios, eu havia pedido a professora para ir ao banheiro. Quando cheguei lá, tinha algumas outras meninas e, assim que entrei, falaram coisas desagradáveis para uma criança ouvir e até mesmo me ameaçaram com agressão caso falasse com alguém. Minha reação foi sair correndo, com vontade chorar, mas senti que era melhor ficar calada e não demonstrar reações. Porém, quando retornei à sala de aula, a professora percebeu que eu estava estranha e me perguntou o que ocorreu. Senti medo de falar, mas contei. A professora, diante da situação, me ajudou e buscou tomar providências. Por isso, os professores que sempre se atentam aos seus alunos, podendo ajudá-los, não exercendo somente seu cargo de ensinar, mas ainda o de compaixão, são necessários ao mundo e ao desenvolvimento dele para ser um lugar melhor para futuras gerações.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Hoje na história de Congonhas

Em 20/10…

20/10/1897 – Em um dia como esse os padres Maristas

@hiperteianoticias