Espetáculo “Psychomachia – Batalha da alma” marca encerramento de Oficina de Teatro de Bonecos em Congonhas 
Nesta sexta-feira, 29 de abril, às 19h, os alunos da Escola Estadual Lamartine de Freitas, em Congonhas, apresentarão o espetáculo “Psychomachia – Batalha da alma”. O evento será realizado na quadra da Escola e marca o encerramento da Oficina de Teatro de Bonecos, projeto realizado na instituição desde fevereiro. A peça é gratuita, aberta ao público e com acessibilidade física e de conteúdo. O espetáculo é livremente inspirado na obra Psychomachia, do poeta Prudêncio, publicada no início do século V. O termo reúne duas palavras do idioma grego: psyche (alma) e mache (luta). A partir do diálogo com a plateia, a peça busca retratar a importância das nossas atitudes para a construção de uma vida equilibrada e positiva. O teatro físico, o teatro de animação e a música formam a produção artística desenvolvida ao longo da oficina, que explorou ainda habilidades individuais e coletivas próprias do fazer teatral e da…
Museu de Congonhas será palco para as bodas de um dos mais importantes grupos teatrais do interior de Minas
Motivos não faltam para comemorar, além dos 25 anos de Grupo Teatral Boca de Cena, 2022 marca os 36 anos do Instituto Cultural Profetas em Arte – PROFARTE. Para celebrar a ocasião, várias iniciativas estão sendo desenvolvidas neste ano, uma delas acontece na próxima semana em parceria com o Museu de Congonhas, dias 27 e 28, às 20h, com a realização do show Coisa de Bicho, de Luísa Bahia, além de uma edição do Projeto Prosa com Arte com atores que fizeram carreira no grupo. Ambos os eventos terão entrada gratuita. Um feitiço para sacolejar a alma do mundo, essa é a definição de Luísa Bahia, para o seu Show autoral versão solo inédita. Suas canções poéticas, filosóficas e brincalhonas, ancoradas na mpb, trazem influências de blues, samba, rock e baião. Com direção musical de Sidarta Riani, o show conta com a participação especial da percussionista Rose Félix, do cantautor…
Em 27/11…
27/11/1919 – Em um dia como esse era lançado o “Congonhas Jornal”, jornal de circulação mensal em Congonhas. O Editor chefe era o Dr. Victorino dos Santos Ribeiro, conceituado médico. O jornal era editado e impresso na “Typografia Bom Jesus”, administrada pelo Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. 27/11/1984 – Instituída em Congonhas a Comenda “Antônio Francisco Lisboa” através da lei municipal nº 1.209. O objetivo da comenda é prestar homenagens àqueles que realizarem excepcionais serviços à comunidade congonhense. 27/11/2016 – O historiador e escritor Paulo Henrique de Lima lançava o livro “Venenos Adocicados: a trajetória do poeta e jornalista Djalma Andrade” no Museu Congonhas.