Rafael Senra, escritor e artista de Congonhas, participa do Sempre Um Papo

O escritor e artista Rafael Senra, nascido em Congonhas (MG), participa do Sempre Um Papo na próxima terça-feira, 5 de abril, às 19h. Na conversa, mediada pela jornalista Jozane Faleiro, ele fala a respeito de seus livros “Dois Lados da Mesma Viagem: A Mineiridade e o Clube da Esquina” (2013, Editora Bartlebee) e “Cobra Sofia (HQ)” (2021, Editora Marca de Fantasia). O bate-papo acontece de forma online, com transmissão pelas redes sociais do projeto (YouTubeFacebook e Instagram), e conta com tradução simultânea em Libras. 

“Dois Lados da Mesma Viagem: A Mineiridade e o Clube da Esquina” analisa a presença da identidade mineira nas canções de Milton Nascimento e outros integrantes do Clube da Esquina. O livro, que conta com prefácio de Fernando Brant e Mário Alves Coutinho, é baseado na dissertação de mestrado defendida por Rafael Senra na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em 2010. A obra também apresenta entrevistas feitas com os saxofonistas Chico Amaral e Nivaldo Ornelas. Em 2022, está prevista uma reedição do livro pela Editora Hucitec.

Entre 2021 e 2022, Rafael Senra lança três obras em diferentes mídias, mas baseadas na mesma história: a história em quadrinhos “Cobra Sofia”, o disco “Cobra Sofia e Outras Lendas Amazônicas” (Progshine Records) e o videoclipe da canção “Cobra Sofia” – que, com mais de vinte minutos de duração, funciona quase como um curta metragem. A narrativa contida em todos esses projetos reconta um mito do interior do Amapá, muito presente no cotidiano dos povos ribeirinhos e que ainda mobiliza crenças e costumes na região.

Sobre o autor:

Rafael Senra é um artista multimídia. É doutor em Teoria Literária e professor de Literatura Brasileira e do Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Além de seus trabalhos nos quadrinhos, já publicou livros autorais – de contos, crônicas, ensaios e acadêmicos. Lançou também dois discos solo e três com o codinome Alfa Serenar. 

Acompanhe Rafael Senra em suas redes sociais: InstagramTwitter e Facebook, e em seu site oficial.

Sempre um Papo – 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. 

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult – MG.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Hoje na história de Congonhas

Em 21/02…

21/02/1735 – Em um dia como esse era batizado em

@hiperteianoticias