Arquivos diários: 10 de janeiro de 2022

É uma alegria imensa pra gente começar o ano entregado um projeto tão relevante: uma revista que sintetiza 25 anos de umas das instituições mais idôneas que tivemos o prazer de sermos parceiros. A publicação coroa as bodas da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Congonhas e Região ASAPEC. Muitas são as lutas e maiores ainda as conquistas. Sempre com muita dedicação, honestidade e amor ao próximo. Agradecemos a oportunidade. #ColaNaTeia e confira a publicação!

12/07/1958 – Em um dia como esse falecia em Congonhas o Padre Leonardo Pluijmakers. Natural da Holanda ordenou-se padre na Congregação Redentorista. Chegou a Congonhas em 1938 e idealizou junto à comunidade congonhense inúmeras obras sociais dentre elas a igreja de São José na Vila Casa de Pedra, o cine-teatro Leon, a construção do juniorato (atual Colégio Piedade) e o hospital Bom Jesus. Está sepultado no cemitério de Nossa Senhora da Conceição em Congonhas. 12/07/1972 – Falecia em Belo Horizonte o médico Wenceslau de Souza Coimbra. Natural de Dores de Campos (MG) graduou-se no curso de Medicina pela UFMG em 1933 e fixou residência em Congonhas do Campo no ano de 1935 se tornando um dos primeiros médicos da cidade. A partir de 1947, ao lado de vários entusiastas, lutou pela construção do Hospital Bom Jesus vindo a ser o diretor do corpo clínico após sua inauguração. Exerceu a medicina…

Leia mais

04/04/1873 – Em um dia como esse chegava a Congonhas o engenheiro inglês James Wells que logo se impressionou com o casario, as igrejas e com o Santuário do Senhor Bom Jesus. Hospedou-se no hotel do Alferes Gurgel (na ladeira Bom Jesus) a quem mencionou ser uma pessoa gentil e sua hospedaria ser limpa e organizada. James Wells foi contratado pela Companhia Estrada de Ferro Dom Pedro II para projetar o novo trecho ferroviário entre Congonhas e Curral Del Rey (atual Belo Horizonte) passando pelo Vale do rio Paraopeba. A obra só teve início em 1909 e concluída em 1917.

02/04/1934 – Em um dia como esse era fundado em Congonhas o por Paschoal Vartuli e Antônio Egídio (o popular ‘Senador’), que adotaram as cores verde e branca estampadas em seu estandarte. A primeira sede do clube era próxima à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O Clube ficou famoso pelos bailes carnavalescos com orquestra própria e também por realizar o tradicional Baile das Debutantes que tinham a presença de renomados atores da TV Globo. 03/04/1761 – Em um dia como esse o Cônego de Mariana Dom José dos Santos realizava a segunda inspeção durante a construção da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. Dom José teceu muitos elogios à administração do ermitão Feliciano Mendes. 03/04/1762 – A Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos passa a ter seu próprio Capelão, o padre Francisco de Paula Nascentes. 03/04/1805 – Nascia em Congonhas Manoel José Monteiro de…

Leia mais

08/04/1757 – Em um dia como esse o minerador português Feliciano Mendes instalava uma capelinha com a imagem do Cristo Crucificado no morro do rio Maranhão e com o sermão do padre Vigário da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição – Jaime Coelho Pacheco era iniciada a devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. 09/04/1918 – Em um dia como esse era inaugurada em Congonhas a usina de “Luz e Força” pelo Dr. Victorino dos Santos Ribeiro. Foi instalada no ribeirão Goiabeiras próximo ao atual terminal rodoviário. A usina funcionou até a chegada da Cemig em 1956. 09/04/1958 – O grupo escolar “Barão de Paraopeba” era inaugurado na Vila Casa de Pedra. Localizado na rua 12 com fundos para a lagoa, possuía arquitetura bem planejada, amplas salas e todo equipamento necessário, pátio para educação física e parque infantil. 09/04/1970 – Em um dia como esse era fundada a…

Leia mais

06/04/1979 – Em um dia como esse a Rádio Congonhas realizava sua primeira transmissão esportiva fora de Minas Gerais. O saudoso locutor “Dê Miranda” narrou a partida entre Flamengo (RJ) X Atlético-MG direto do estádio Maracanã no Rio de Janeiro (RJ), num amistoso beneficente onde Pelé vestiu a camisa do Flamengo. O resultado foi Flamengo 5 X 1 Atlético-MG. 07/04/1841 – Em um dia como esse a Capela de Santa Quitéria (erguida na Fazenda do Padre Mendes) era desmembrada da Freguesia do Brumado (atual Entre Rios de Minas) e transferida para a de Congonhas pela Lei Estadual nº 211. 07/04/2014 – Falecia em Congonhas o comunicador e radialista Hilton Coelho. Ingressou na Rádio Congonhas aos 14 anos como sonoplasta. Anos mais tarde criou o programa “Manhã Sertaneja” com o amigo Arnaldo Osório na década de 1970. Nas festividades do Jubileu comandava a “Roda de Violeiros” com grande audiência. Usava o…

Leia mais

6/6