Uma viagem pela história da Cidade dos Profetas. A partir desta quarta-feira, 15, o Hiper Teia Portal de Notícias lança a sessão “Hoje na história de Congonhas – Por André Candreva”.
O congonhense, estudioso da história local, vai reunir os fatos que marcaram a história de Congonhas em publicações diárias. André já realiza este trabalho por meio do Facebook e agora também contribuirá com o rico conteúdo para o Hiper Teia. O objetivo é mostrar que em todos os dias do ano existem fatos que marcaram Congonhas ao longo da história.
As publicações diárias começam nesta quarta-feira, mas deixaremos aqui os fatos que marcaram todos os dias do mês de abril para conhecimento de todos.
01/04/1972 – Em um dia como esse o Clube Ideal realizava baile comemorativo em sua sede social pelos 38 anos de sua fundação com a presença do cantor Altemar Dutra acompanhado da banda Vick e do conjunto Jazz Primavera.
01/04/1998 – Falecia em Congonhas Ênio da Gama. Natural de Ressaquinha (MG) era casado com Liene Tomaz da Gama com quem teve 10 filhos, dos quais 9 nascidos em Congonhas. Chegou na Cidade dos Profetas no início da década de 1950 onde instalou uma borracharia. Era membro atuante dos movimentos da Igreja Católica e um dos grandes incentivadores da Escola de Samba Unidos da Matriz. Eleito Vereador para o mandato entre 1983 a 1988, realizou diversas ações em prol do povo congonhense. Em 2010 recebeu homenagem póstuma da Câmara Municipal de Congonhas que passou a se chamar “Casa do Legislativo Vereador Ênio da Gama”.
02/04/1934 – Em um dia como esse era fundado em Congonhas o Clube Ideal por Paschoal Vartuli e Antônio Egídio (o popular ‘Senador’), que adotaram as cores verde e branca estampadas em seu estandarte. A primeira sede do clube era próxima à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O Clube ficou famoso pelos bailes carnavalescos com orquestra própria e também por realizar o tradicional Baile das Debutantes que tinham a presença de renomados atores da TV Globo.
03/04/1761 – Em um dia como esse o Cônego de Mariana Dom José dos Santos realizava a segunda inspeção durante a construção da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. Dom José teceu muitos elogios à administração do ermitão Feliciano Mendes.
03/04/1762 – A Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos passa a ter seu próprio Capelão, o padre Francisco de Paula Nascentes.
03/04/1805 – Nascia em Congonhas Manoel José Monteiro de Castro. Casou-se com sua prima Clara Monteiro de Barros Galvão de São Martinho – filha do Comendador Manoel José Monteiro de Barros. Manoel José Monteiro de Castro tornou-se o 1º Barão de Leopoldina/MG.
03/04/1938 – Inaugurado em Congonhas o Hotel Santuário (atual Hotel Colonial), cuja principal finalidade era hospedar os parentes dos padres, seminaristas ou romeiros de maior poder aquisitivo. Idealizado pelos padres da Congregação Redentorista coube ao construtor italiano Odoni Boratto a condução dos trabalhos iniciados no ano de 1936. Entre os profissionais que trabalharam na construção do hotel estavam os irmãos Barros – Agostinho, Avelino, Oscar e Vital.
04/04/1873 – Em um dia como esse chegava a Congonhas do Campo o engenheiro inglês James Wells que logo se impressionou com o casario, as igrejas e com o Santuário do Senhor Bom Jesus. Hospedou-se no hotel do Alferes Gurgel a quem mencionou ser uma pessoa gentil e sua hospedaria ser limpa e organizada. James Wells foi contratado pela Companhia Estrada de Ferro Dom Pedro II para projetar o novo trecho ferroviário entre Congonhas do Campo e Curral Del Rey (atual Belo Horizonte) passando pelo Vale do rio Paraopeba. A obra só teve início em 1909 e concluída em 1917.
06/04/1979 – Em um dia como esse a Rádio Congonhas realizava sua primeira transmissão esportiva fora de Minas Gerais. O locutor “Dê Miranda” narrou a partida entre Flamengo (RJ) X Atlético-MG direto do estádio Maracanã no Rio de Janeiro (RJ), num amistoso beneficente onde Pelé vestiu a camisa do Flamengo. O resultado foi Flamengo 5 X 1 Atlético-MG.
07/04/1841 – Em um dia como esse a Capela de Santa Quitéria (erguida na Fazenda do Padre Mendes) era desmembrada da Freguesia do Brumado (atual Entre Rios de Minas) e transferida para a de Congonhas do Campo pela Lei Estadual nº 211.
07/04/2014 – Falecia em Congonhas o comunicador e radialista Hilton Coelho. Ingressou na Rádio Congonhas aos 14 anos como sonoplasta. Anos mais tarde criou o programa “Manhã Sertaneja” com o amigo Arnaldo Osório na década de 1970. Nas festividades do Jubileu comandava a “Roda de Violeiros” com grande audiência. Usava o bordão “abraço amigo”. Seu último trabalho na emissora do Bom Jesus foi “Boa Noite Sertanejo”.
08/04/1757 – Em um dia como esse o minerador português Feliciano Mendes instalava uma capelinha com a imagem do Cristo Crucificado no morro do rio Maranhão e com o sermão do padre Vigário da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição – Jaime Coelho Pacheco era iniciada a devoção ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo.
09/04/1918 – Em um dia como esse era inaugurada em Congonhas do Campo a usina de “Luz e Força” pelo Dr. Victorino dos Santos Ribeiro. Foi instalada no ribeirão Goiabeiras próximo do atual terminal rodoviário. A usina funcionou até a chegada da Cemig em 1956.
09/04/1958 – O grupo escolar “Barão de Paraopeba” era inaugurado na Vila Casa de Pedra. Localizado na rua 12 com fundos para a lagoa, possuía arquitetura bem planejada, amplas salas e todo equipamento necessário, pátio para educação física e parque infantil.
09/04/1970 – Em um dia como esse era fundada a “Associação Congonhense de Esportes”.
09/04/1988 – O cantor sertanejo Donizete Camargo se apresentava em um show na Praça Juscelino Kubitscheck em Congonhas e encantou o público com a canção “Galopeira”, vencedora do Festival “America Esta Es Tu Canción”, promovido pelo SBT no México em 1982.
10/04/1981 – Em um dia como esse era sancionada a lei municipal nº 902/81 pelo então prefeito Altary de Souza Ferreira Júnior denominando a cidade de Congonhas como “Cidade dos Profetas”.
10/04/2012 – Iniciadas as obras de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Congonhas. A igreja só seria reinaugurada em março de 2017.
11/04/1952 – Em um dia como esse acontecia o movimento para a “queima do Judas” que se iniciava na madrugada de sábado e tudo que era arrecado era depositado no terreno do Sr. Castanheira na praça Dr. Mario Rodrigues Pereira. O “leiloeiro” era o popular “Nem Bejaúba” – antigo funcionário da E. F. Central do Brasil.
11/04/2000 – Inaugurado o novo sistema de iluminação e segurança do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, dentro das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. O projeto foi patrocinado pela Fundação CSN.
12/04/1986 – Em um dia como esse eram inauguradas as novas instalações da ampliação da Escola Estadual Lamartine de Freitas. A solenidade foi conduzida pelo Diretor da Instituição – Professor Juventino Muniz de Freitas e contou com a presença do corpo de professores, secretários municipais, vereadores e alunos.
12/04/1986 – Jorginho do Império Serrano (Rio de Janeiro) realizava seu primeiro show em Congonhas na Praça Juscelino Kubitschek diante de um grande público.
13/04/1749 – Em um dia como esse o arraial do Redondo (atual Distrito do Alto Maranhão) era elevado à categoria de colativa pertencente à comarca do Rio das Mortes (São João Del Rei). A freguesia do arraial do Redondo foi concedida 15 anos antes, em 1734.
14/04/1948 – Em um dia como esse a Prefeitura Municipal de Congonhas, durante a gestão de Nicola Falabela, realizava o primeiro cadastro imobiliário da cidade além de atualizar os valores básicos dos impostos predial e territorial urbano em cumprimento da legislação vigente à época.