Arquivos diários: 14 de outubro de 2021

O Trem de Histórias apresenta hoje uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos: A Lebre e A Tartaruga. Essa história foi escrita pelo grego Esopo ( 620-560 a.c) e reescrita por La Fontaine, o francês, no século XVII. Cansada de ser humilhada pela lebre, por causa de sua lentidão, a tartaruga propõe a ela uma corrida. A lebre, muito vaidosa e com excesso de confiança, topa o desafio certa de ser a vencedora. Como nem tudo sempre sai do jeito que esperamos as coisas podem ter um final inesperado. #ColaNaTeia e aproveite essa que é a centésima primeira viagem desse lúdico e cultural transporte.

Neste vídeo você vai descobrir tudo sobre o fenômeno da “árvore que chora”. 😱 Em algumas épocas as pessoas podem ver e sentir muitas gotas caindo de árvores, um fenômeno às vezes tão intenso que parece estar chovendo embaixo delas. Esse fenômeno é causado por uma espécie de cigarra (Philaenus spumarius ou cigarra-da-espuma) que se alimenta da seiva da árvore e expele uma espuma resultante desse processo. A espuma serve para proteger a cigarra e seus ovos do ataque de predadores, e quando entra em contato com o clima quente, derrete e escorre pelos troncos ou pinga formando verdadeiras poças. #ColaNaTeia assista ao vídeo e entenda quando esse fenômeno acontece e porque apenas algumas árvores sofrem esse processo.

A pensão alimentícia é um direito garantido por lei, um valor que é pago a partir de um acordo entre as partes ou quando a Justiça determina e um assunto que ainda gera muitas dúvidas. A pensão engloba as necessidades de moradia, alimentação, lazer, educação, saúde, etc. Ou pelo menos deveria englobar, porque nem sempre é assim, na maioria das vezes a pensão alimentícia é motivo de litígio e se torna uma “luta” para receber um valor ínfimo ao pretendido e de direito, sendo possível recebe-la apenas através de um advogado por via judicial. É muito importante que seja feito em qualquer situação, mesmo amigável, por meio de um acordo judicial, pois o alimentado, ou seja, a pessoa que recebe a pensão, caso não esteja recebendo os valores em dia ou corretamente, poderá acionar a justiça e requerer o pagamento em 3 dias. E quem tem direito de pedir a…

Leia mais

Em um dia como esse falecia em Belo Horizonte Said Paulo Arges – jogador de futebol que atuou no Clube Atlético Mineiro entre os anos de 1926 a 1933 formando o famoso “Trio Maldito” com os amigos Mário de Castro e Jairo. Nascido em Congonhas em 08/10/1905 era irmão de Pedro Arges e João Paulo Arges. Sexto maior artilheiro da história Clube Atlético Mineiro com 142 gols, Said foi ainda treinador e diretor do clube. Em 1933 Said defendeu o Fluminense (RJ). Em 1942 formou-se em Direito e no final da década de 1950 ocupou o cargo de Diretor da TV Vila Rica, atual TV Bandeirantes, em Belo Horizonte. Foi Deputado Estadual por 3 mandatos: 4ª legislatura – 1959 a 1963 / 7ª legislatura – 1971 a 1975 / 8ª legislatura – 1975 a 1979.

4/4