Tradicional banda de música de Congonhas recebe novos instrumentos

7, FEV de 2017


Desde 1969 a Sociedade Musical Nossa Senhora d’Ajuda, do Alto Maranhão, preserva a tradição das bandas do interior de Minas e alegra as festas religiosas e eventos do Município.  Além disso, há mais de dez anos, tem a missão de formar novos músicos com o projeto “Despertar Para a Música”. Esse trabalho tem sido reconhecido pelo Governo Municipal que, além de manter convênio com a corporação, auxilia os músicos na elaboração de projetos. Com isso, mais uma vez, a corporação foi presenteada com instrumentos novos e de alta qualidade.

Nesta segunda-feira, 6, o presidente da banda, Rui Rodrigues de Paula, recebeu das mãos do prefeito Zelinho e da equipe da Secretaria de Cultura, responsável pela elaboração do projeto, um saxofone tenor, um saxofone Si Bemol, um trombone de vara, um trompete e um clarinete, todos da marca Michael, do programa “Bandas de Minas”, do Governo do Estado. Esta é a segunda vez que a banda é beneficiada. Em 2014 a corporação recebeu cinco instrumentos através da Fundação Nacional de Artes (FUNART).

“Receber esses instrumentos é muito importante para a banda. Além de melhorar a qualidade das nossas apresentações, são mais instrumentos para nossos alunos utilizarem nas aulas e aprender. Estamos muito felizes com mais essa conquista. Agradeço o apoio da Prefeitura, que está sempre nos ajudando”, afirmou Sr. Rui, que além de presidente é um dos fundadores da corporação.  

Despertar Para a Música

O projeto “Despertar Para a Música”, desenvolvido no distrito do Alto Maranhão desde 2016, atende gratuitamente a cerca de 50 crianças e adolescentes por ano. “É muito difícil formar músicos, por isso investimos nas crianças. Precisamos desta renovação. Com a ajuda da Prefeitura, os alunos recebem alimentação, uniforme e auxílio-viagem”, explicou Sr. Rui. O Governo Municipal é parceiro deste projeto por meio de convênio e em 2016 destinou R$27mil para a realização das atividades.

7, FEV de 2017