Hospital Bom Jesus inaugura Brinquedoteca/Livroteca

17, JAN de 2017


Cinderela ou Chapeuzinho Vermelho? Xadrez ou dama? A partir desta quarta-feira, 18, o Hospital Bom Jesus (HBJ), em Congonhas, também será um lugar para brincar. O que não falta neste espaço encantado são bons personagens e boas histórias. Na Brinquedoteca/ Livroteca, os pequenos pacientes podem escolher entre viajar pelo universo da leitura, jogar ou brincar. Mas se a opção for por uma sessão de cinema, no local há TV, DVD e MP4 e as segundas, quartas e sextas-feiras serão reservadas para a apresentação de filmes e desenhos. A proposta é tornar o ambiente hospitalar mais lúdico e mais humanizado, fatores que podem ajudar na recuperação da saúde do paciente.

A Brinquedoteca/Livroteca, instalada na enfermaria pediátrica do HBJ, é parte da política de humanização implantada pelo novo HBJ. Os livros foram doados pela Editora Autêntica, empresa parceira. Os outros itens foram adquiridos com doações feitas pela comunidade de Congonhas e por colabores do HBJ.

Além da assistente social do HBJ, Mônica Oliveira, também estão a frente desse projeto a enfermeira responsável pela Comissão de Controle e Infecção Hospitalar (CCIH), Luana Silveira, e o gerente do Departamento de Hotelaria, Neandro Aarão. “Esse projeto é um legado que os colaboradores do HBJ deixam para a cidade. E também vem reforçar a vocação social e humanizada do hospital”, assegura Luana.

Inicialmente, a monitoria do espaço será feita pelos próprios colaboradores. Mas, a ideia, adianta Luana, é envolver os acadêmicos de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, matriculados nas universidades da região, e os membros da futura Associação de Voluntários do HBJ (AVOHBJ), ainda em fase de criação.

17, JAN de 2017