Conheça as etapas de uma obra - Por Iulya Oliveira

21, SET de 2016


Se você está pensando em construir, é fundamental conhecer as etapas e sequência de uma obra. Elas podem variar, dependendo principalmente da técnica construtiva, mas em geral, acompanham a seguinte ordem:

  1. Projeto Arquitetônico: é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e representada. É considerada a parte escrita de uma obra. O projeto arquitetônico é essencial para que a obra saia como planejada.
  2. Projetos Complementares: são os projetos estrutural, elétrico, hidráulico, de telefonia e internet.
  3. Serviços preliminares: é a preparação para iniciar a obra. Inclui a limpeza e fechamento do lote, montagem do canteiro e barracão de obras, serviços de terraplenagem, locação de obra com montagem do gabarito e etc.
  4. Fundação: ela é destinada a receber o peso da edificação e transferi-lo para o solo. Existem vários tipos de fundações e sua definição leva em consideração o tipo de edificação e o solo do terreno.
  5. Estrutura: é o conjunto de elementos que sustentam a edificação como pilares, vigas e lajes.
  6. Alvenaria: é responsável pelo fechamento da edificação e pela compartimentação dos ambientes internos. A maioria das edificações executadas utiliza para o fechamento dos vãos, paredes de alvenaria.  
  7. Telhados: é a cobertura de uma edificação. Sua principal função é proteger a edificação das intempéries do ambiente externo, concedendo aos usuários maior conforto acústico, térmico e etc.
  8. Instalações hidro sanitárias: são as instalações de água fria e quente, esgoto e águas de reuso (quando houver).
  9. Instalações elétricas: é um conjunto formado por fios, cabos e outros acessórios com características coordenadas entre si e essenciais para o funcionamento se um sistema elétrico.
  10. Instalações complementares: são as instalações de TV, telefone, internet, gás, ar-condicionado e etc.
  11. Acabamentos e Revestimentos:  é a etapa de assentamento de pisos cerâmicos, porcelanatos, pisos laminados, azulejos, granitos.
  12. Esquadrias: são as portas e janelas. Existem vários tipos de esquadrias no mercado. Elas podem ser: metálicas, alumínio, madeira, PVC, vidro temperado...
  13. Pinturas e Texturas: Etapa de pintura interna, externa e texturas.
  14. Louças e Metais: Etapa de instalação de lavatórios, bancadas, box de banheiro, torneiras, etc.
  15. Limpeza pós obra: esta fase se dedica à higienização completa e detalhada do ambiente, que fica totalmente livre de sujidades e pronto para que ocorra a mudança de proprietários, que deverão vir com seu mobiliário e, finalmente, se instalar.

Construir demanda tempo, energia e dinheiro. Portanto, é de extrema importância contratar profissionais especializados em cada área.

Fica a Dica! 

21, SET de 2016